fbpx

Um talento não é apenas um profissional que é produtivo e que atinge as suas metas

As pessoas estão cada vez mais focadas em descobrir quais são os seus propósitos em suas carreiras profissionais. A partir desse momento de descoberta, aqueles que são focados em uma rotina de alta performance e buscam assiduamente por resultados, passam a se desenvolver e se capacitar cada dia mais, para chegar na posição que tanto desejam no meio corporativo.

Essa busca por oportunidades de crescimento formam os talentos e geram, uma alta competitividade no mercado de trabalho. Mas, um talento não é apenas um profissional que é produtivo e que atinge as suas metas. Eles são pessoas que seguem os valores da companhia e atuam com um desempenho acima da média.

eventos-corporativos-lider-2
eventos-corporativos-lider

O funcionário ideal de qualquer negócio e que todo gestor sonha em ter no time! Quando o bem-estar e desenvolvimento das pessoas não está no topo das prioridades de uma empresa, então facilmente ela perde esses talentos. Pois, as pessoas além de trabalhar em algo que elas fielmente acreditam, querem estar presentes em um ambiente em que os líderes realmente acreditam no seu bom trabalho. O turnover (rotatividade de colaboradores) é alto e a conta fecha mais cara na contratação de novos profissionais.

Então, como no dia a dia contribuir para que os melhores profissionais do seu negócio não participem de outros processos seletivos e continuem trabalhando para você?

A retenção de talentos é a estratégia que você busca para manter as pessoas com este perfil em seu negócio. Um conjunto de ações baseados nas políticas e na cultura da empresa. Reter talentos não é fácil e é preciso estar na rotina da equipe de líderes e de RH para um bom resultado. O primeiro passo para não perder mais os seus melhores profissionais consiste na criação de um excelente plano de carreira.

Quando as empresas deixam claro quais são os degraus que o profissional precisa subir para chegar ao cargo desejado, ela engaja mais pessoas do time a alcançar esses objetivos e metas e assim, por consequência, levar a empresa ao patamar desejado.

Junto ao plano de carreira, a empresa precisa também passar a investir na carreira de seus funcionários. Esse passo é fundamental para que ele se sinta valorizado. Para isso, caso você ainda não tenha essa estratégia bem definida, é a hora de criar um cargo em que tenha um profissional especializado em treinamento e desenvolvimento do time com novas capacitações que foquem tanto no âmbito profissional, como também pessoal de maneira constante. Esses treinamentos podem ser realizados indoor, ou seja, dentro da própria empresa, ou fora, em hotéis que oferecem o espaço necessário para a realização desse tipo de evento.

Levando os colaboradores a um outro nível

Por que não inovar e levar os seus colaboradores para uma capacitação em um lugar paradisíaco? O Recanto Alvorada Eco Resort, além das salas de reuniões, conta com um espaço próximo a natureza, em que é possível realizar outras atividades que contribuem, para o desenvolvimento dos funcionários. Por exemplo, a superação de medos diante de atividades radicais ou busca do equilíbrio em uma tarde no lago praticando stand up paddle. Quando o funcionário é levado para fora do ambiente do trabalho, ele se sente ainda mais motivado a atingir suas e metas e até reconhecido por estar vivenciando uma experiência tão incrível e diferente.

VENHA CONHECER O MELHOR DA VIDA

Caiaque | Recanto Alvorada Eco Resort
20% OFF
EM ATÉ 3

15 DE NOVEMBRO

  • calendarioDE 14 A 17/11
  • Lazer para crianças e adultosMONITORIA PARA CRIANÇAS E ADULTOS

O reconhecimento também faz parte das ações de retenção de talentos. Afinal, quem é que não gosta de ter o seu trabalho valorizado por seus chefes? O reconhecimento é necessário até para que as pessoas se motivem e trabalhem mais engajadas. Seja com pequenos comentários no dia a dia ou dando o crédito durante uma importante reunião de trabalho, essa prática não pode ficar de fora para empresas que buscam manter seus funcionários em por mais tempo em seu quadro.

O clima organizacional

Ter um ambiente que não é nocivo está no topo das prioridades quando se cria uma estratégia para reter os seus melhores funcionários. Quando um espaço de trabalho tem excessivas cobranças e tem chefes que são intolerantes, as pessoas tendem a desistir do emprego e seguir em busca de outras oportunidades até mesmo em seu principal concorrente. Quando um time é unido e trabalho em busca de um mesmo ideal, vestindo a camisa, sem picuinhas, os resultados são alcançados mais rapidamente, mesmo que cada um tenha uma função diferente.

Os líderes responsáveis pela gestão de pessoas precisam saber como cada colaborador se sente dentro da empresa. A melhor maneira de definir se o seu ambiente de trabalho é tóxico ou incrível, é aplicando para todos os funcionários uma pesquisa de clima organizacional. O resultado desse material pode te ajudar a ter uma visão macro do negócio e entender quais áreas precisam ser melhoradas para reter seus principais talentos.

Além disso, uma boa maneira de manter seus funcionários na empresa é ser um ótimo líder. Mostre a eles como cada um é uma peça importante para a empresa, valorize o que o time faz e implante uma rotina contínua de feedbacks justos. Quando uma pessoa recebe uma dica construtiva, ela se desenvolve e fica ainda mais apta para se desenvolver.

As vantagens da retenção de talentos

Como a retenção de talentos é extremamente importante para a rotina de uma empresa, os seus principais gestores precisam estar sempre estimulando as pessoas, promovendo as pessoas que se destacam diante do trabalho e propondo parcerias para criar caminhos estratégicos que levem a empresa a um novo patamar.

O caminho até a motivação plena dos colaboradores a ponto de que eles se desinteresse pelo processo seletivo de outras empresas é construído diariamente e pode conter algumas pedras no caminho. Mas, com ele, as empresas ganham diversas vantagens como por exemplo, mais facilidade nas tomadas de decisões e também diminuição do turnover. Uma outra grande vantagem é mais dinheiro no caixa da empresa. Isso porque, quando uma pessoa é demitida a organização tem custos com verbas de rescisão de contrato e também alto custo na admissão de um novo profissional e tempo necessário para a integração total no trabalho.

Quer valorizar os seus colaboradores e criar uma ação de retenção diferente do que eles tão acostumados? O Recanto Alvorada Eco Resort tem uma estrutura completa que pode te atender na sua estratégia de retenção de talentos. Entre em contato com a nossa equipe e conheça todas as oportunidades.

Leia mais Dicas para Você

LEIA TAMBÉM

NAVEGUE POR TODA NOSSA ESTRUTURA