O Carnaval e sua origem!

O carnaval é sem dúvidas a principal festa do povo brasileiro. A grande maioria das pessoas recebe folga no trabalho, as emissoras de TV concentram sua programação no tema, as escolas de samba preparam desfiles grandiosos e milhares de turistas de todo o mundo vem ao Brasil atrás de uma festa que não se encontra em outro lugar!

O feriado do carnaval é móvel, ou seja, não tem uma data específica. Acontece na terça-feira que antecede a quarta-feira de cinzas. Apesar disso, os festejos já começam na semana anterior, com os preparativos e toda a expectativa criada pelos envolvidos e por aqueles que são apaixonados pelo carnaval.

A origem da festa tem início há muitos e muitos anos. É necessário voltarmos até a antiguidade para entender os primórdios do carnaval. Inúmeros povos da era antiga como os egípcios, gregos, hebreus e os romanos sempre festejavam em nome da colheita e também para louvar as divindades da época. Podemos considerar o carnaval uma herança desse período.

Recanto Alvorada Eco Resort | Primórdios do Carnaval
Recanto Alvorada Eco Resort | Primórdios do Carnaval

Uma festa que podemos considerar precursora do carnaval eram as festas “saturnais” promovidas pelo povo romano em homenagem a Saturno, deus da agricultura. Durante a comemoração, a festa era tanta que as escolas eram fechadas, os escravos eram soltos e os romanos dançavam pelas ruas.

Porém, durante a Idade Média a Igreja passou a ter papel importante no desenrolar por trás da história do carnaval. A festa, que ainda acontece um dia antes da Quaresma, acontecia para que os cristãos pudessem “extravasar” antes do período de 40 dias de penitência.

Naquele tempo não se podia comer carne durante a Quaresma. Em razão disso, alguns pesquisadores acreditam que o termo carnaval vem do latim: carnem levare, que significa “se livrar da carne”.

Origem do carnaval no Brasil

Por volta do século XVII o carnaval chegou ao Brasil. Influenciados pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa, os brasileiros começaram a festejar assim como os europeus. Personagens criados no velho continente chegavam e eram incorporados ao país como: o pierrô, a colombina e o rei momo, por exemplo.

A partir do final do século XIX começam a surgir os primeiros blocos carnavalescos, onde as pessoas colocavam máscaras, fantasias, pintavam seus veículos e em grupo, saiam para as ruas desfilar. Essa é a origem dos carros alegóricos e desfiles de rua tão conhecidos atualmente no Brasil.

Lendária Sapucaí

Impossível falar em desfiles carnavalescos no Brasil sem se lembrar do sambódromo da Marquês de Sapucaí (isso mesmo, “da Marquês” pois faz referência ao nome da rua em que o sambódromo se encontra).

Localizado no Rio de Janeiro, a passarela é anualmente palco de um dos melhores desfiles de todo o país. Escolas de samba como a Beija-Flor, Unidos da Tijuca, Mangueira e Portela, são apenas algumas daquelas que durante o carnaval, desfilam pela Sapucaí.

 

Especialistas consideram as escolas de samba cariocas as melhores do país. Representado a vanguarda dos desfiles, o carnaval do Rio de Janeiro atrai turistas do mundo inteiro, que acabam de certa forma alavancando a economia da cidade ainda mais durante o período de festa.

A estrutura montada por essas escolas de samba chamam a atenção, assim como a sincronia e a disposição daqueles que desfilam em busca do título do carnaval carioca.

Carnaval no Recanto Alvorada Eco Resort

O Recanto Alvorada Eco Resort prepara muita festa e diversão para aqueles que escolherem Brotas como destino neste carnaval. Uma mini micareta para todas as idades é um dos principais eventos que acontecerão resort.  Puxados por um carro de som, os foliões desfilarão pelo hotel fazendo muita farra e alegrando todo o ambiente. A ideia é sacudir o Recanto Alvorada Eco Resort com muitas coreografias, animações e danças. Além da mini micareta, a equipe do Recanto Alvorada Eco Resort preparou uma programação especial tanto para os adultos quanto para as crianças também.

LEIA TAMBÉM

NAVEGUE POR TODA NOSSA ESTRUTURA