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Os cuidados com a alimentação são vitais para uma vida saudável e livre de doenças

Boa comida aliada com exercícios regulares se transformam em elementos chave para um bom funcionamento do organismo humano. A seguir veremos algumas dicas para uma alimentação de qualidade:

Faça pelo menos quatro refeições por dia: Café da manhã, almoço, jantar e os lanches entre essas refeições são indispensáveis. Nunca pule uma refeição e tente se alimentar pelo menos a cada três horas.

Diminua o consumo de sal: O sódio pode até colaborar para o bom funcionamento do organismo. Porém, quando consumido em excesso e diariamente pode levar ao aumento da pressão do sangue (hipertensão). Evite também alimentos prontos e ou enlatados, que trazem quantidades significativas de sal. Utilize ervas frescas para temperar seu alimento.

Aumente o consumo de frutas: Assim como os legumes e as verduras, as frutas são alimentos que devem ser consumidos com frequência. A quantidade de vitaminas, minerais e fibras presentes nesses alimentos fazem o organismo funcionar de maneira adequada. Além disso ajudam a regular o funcionamento intestinal, aumentam a sensação de saciedade e previnem várias doenças.

Restaurante | Recanto Alvorada Eco Resort
Restaurante | Recanto Alvorada Eco Resort

Coma feijão pelo menos uma vez por dia: O alimento mais característico do Brasil é também uma combinação perfeita de várias proteínas. Além dele, outros grãos podem ser incluídos nas refeições como grão-de-bico, soja e lentilha para turbinar sua comida.

Reduza as frituras e alimentos gordurosos: Carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, bacon ou até salgadinhos, devem ter seu consumo reduzido a uma vez por semana alertam os médicos. A dica é dar preferência para carnes brancas como peixe e frango, sempre cozidos, assados ou grelhados e com pouco sal.

Mantenha seu peso no limite saudável: O IMC (Indicie de Massa Corporal) serve para mostrar qual o peso adequado para sua altura. O cálculo do IMC é feito dividindo o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado. Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:

IMC = 80 ÷ 1,802

IMC = 80 ÷ 3,24

IMC = 24,69

Resultados:

Baixo peso grave = IMC entre 16 e 16,99 kg/m²

Baixo peso = IMC entre 17 e 18,49 kg/m²

Peso normal = IMC entre 18,50 e 24,99 kg/m²

Sobrepeso = IMC entre 25 e 29,99 kg/m²

Obesidade grau I = IMC entre 30 e 34,99 kg/m²

Obesidade grau II = IMC entre 35 e 39,99 kg/m²

Obesidade grau III (obesidade mórbida) = IMC maior que 40 kg/m²

 

Consuma com moderação alimentos ricos em açúcar: Evite o consumo abusivo de doces, bolos, chocolates e  bolachas. Dê preferência para cereais integrais.

Aprecie sua refeição e coma sem pressa: Na hora de comer mastigue o alimento quantas vezes for necessário. Além disso, durante as refeições principais como café, almoço e jantar, tente sempre se alimentar na mesa. Nada de comer vendo TV ou na frente do computador. Aproveite e desfrute do alimento.

Beba bastante água diariamente: O recomendado pelo Ministério da Saúde é que cada pessoa deve ingerir 2 litros de água todo dia, já que 60% do nosso corpo e composto pelo líquido. Além disso, modere nas bebidas alcoólicas e refrigerantes. Dê preferência para suco de frutas frescas ou polpa congelada.

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