fbpx

O mês de junho tem um significado especial para os casais apaixonados. Por décadas comemora-se o dia dos namorados uma data que celebra o amor, a paixão e a sensação de borboletas na barriga quando vê a pessoa amada. O que mudou nos últimos anos?

Como é fácil iniciar um namoro hoje em dia. Você só precisa do nome e sobrenome para procurar no facebook e pronto, já tem todas informações para conhece-la melhor. Sabe onde trabalha, confirma o estado civil, descobre lugares que ela (e) frequenta e suas preferências. Chama in box para um bate papo sem compromisso. Mas nem sempre foi assim, em tempos passados conhecer um pretendente exigia muitas voltas pela praça, conversar mesmo só com a supervisão dos pais ou irmãos mais velhos.

Parece irreal, mas já houve um tempo que o namoro envolvia muito cuidado e sutileza. Como surgiu o ‘Dia dos namorados’ e como eram os namoros antigamente? Você confere agora.

Dia dos namorados, como surgiu?

Essa data comemorativa é uma tradição desde 1949 aqui no Brasil. Surgiu por encomenda de um empresário de sucesso para melhorar as vendas de junho, o mês mais fraco no comércio. Curioso é que apenas no Brasil o dia dos namorados é comemorado em 12 de junho, outros países festejam a data em 14 de fevereiro, dia de São Valentin. Estudiosos dizem que São Valentim foi um santo, um mártir que contrariando as ordens do imperador romano Cláudio II, celebrava casamentos às escondidas, até ser preso e executado. Segundo a lenda, o imperador proibiu casamentos por acreditar que soldados sem esposas e filhos não teriam medo na guerra.

Os namoros de antigamente

 

Tão velho quanto o namoro é a palavra flerte, paquera. Antigamente, cortejar um parceiro era um processo demorado e cauteloso. Enquanto os homens se preocupavam em se aproximar com muita atenção, as moças permitiam olhares e risos no canto da boca, mas não podiam demonstrar abertamente um suposto interesse. Os jovens da década de 50/60 por exemplo, se encontravam em clubes da cidade onde aconteciam os bailes. As garotas só poderiam frequentar esses lugares acompanhadas de um irmão mais velho. Os rapazes podiam no máximo de intimidade em público, convidar  a dama para dançar.

Muitos dizem que naquela época, o pedido de namoro vinha escrito em bilhetinhos com uma foto ¾. Se a dama guardar a foto, ponto. O namoro estava oficializado. Até então, o que se conhecia sobre o par era tão pouco ou quase nada. A fase de conversas e de relacionamento era supervisionado pelos país ou irmãos mais velhos. Bem, a vizinhança também era bem esperta quanto às despedidas no portão.

Sexo era definitivamente um tabu. Não se falava a respeito. Também, as moças deviam se resguardar até o casamento, desta forma eram consideradas puras e castas.

Os namoros de hoje

É visível que a liberdade no namoro hoje em dia bem é maior comparado ao passado. Já não nos causa espanto ver casais demonstrando afeto em público.

Os clubes foram substituídos por casas noturnas, barzinhos e os bailes por ‘baladas’ ou shows. Que engraçado notar que antigamente ir ao baile para ficar sem par era vexame. Mas hoje, tudo bem dançar sozinho.

Um rapaz não se aproximava de uma moça apenas por uma dança, se rolasse um interesse o par era certo para todos os outros bailes que viessem. Já nos dias atuais, a casualidade é a onda. Ás vezes se encontra de novo, às vezes não.

Ao invés de limitar o assunto, os pais são responsáveis por instruir os filhos sobre sexo assim que iniciam um namoro. Métodos preservativos e saúde sexual são discutidos abertamente na escola, meios de comunicação e em casa.

Namorar em Brotas

 

O bom do namoro atualmente é conhecer juntos lugares incríveis e ter experiências únicas. Para os casais que estão curtindo o namoro e tem bom gosto, Brotas o lugar ideal par marcar o romance. Boas opões para passeios tranquilos, reservados ou agitados e em grupo. Também a cidade proporciona momentos culturais e gastronômicas incríveis.

Brotas Bar é uma dessas paradas obrigatórias para casais. Aconchegante e temático o bar oferece opções diferenciadas no cardápio e conquista todos com diversidade em pratos gourmet ou tradicionais.

Falando em romance e requinte impossível não citar a Pousada Estalagem. A opção de hospedagem mais charmosa da cidade. Os quartos recebem os nomes de cidade e capitais europeias, a decoração remonta a época usando móveis e artigos em ótimo estado de conservação. A localização é privilegiada, pois fica próxima aos principais pontos turísticos da cidade. Uma exclusividade dos hóspedes da Pousada e ter a opção de desfrutar a área de lazer do Recanto Alvorada Eco Resort, mediante disponibilidade.

Recanto Alvorada tem a melhor área de lazer de Brotas e região. São 5 piscinas, quadras e campos esportivos, salada de jogos, mini golf, fitness center, barcos, caiaques e stand-up e muito mais. Além disso, o Recanto sempre tem programações especiais como shows e apresentações. É tanta opção para se divertir que um final de semana é muito pouco!

Surpreenda seu namorado pelos sentidos

O toque

O toque é o primeiro motivo que comprova a importância de se comemorar o dia dos namorados. Estudos comprovam que um abraço é capaz de diminuir os níveis de cortisol, conhecido como hormônio do estresse aliviando o coração e a mente.

O simples fato de segurar com firmeza a mão do seu par já causa uma revolução no seu cérebro que é capaz de sentir auto realização, segurança e conforto. Fala sério, namorar é bom até para a saúde.

O paladar

 

Deixa o beijo para depois, antes vamos falar sobre como o dia dos namorados pode te oferecer verdadeiras experiências únicas de gastronomia. Nesta data, vários cardápios exclusivos estão disponíveis e você não pode ser o chato, ou a chata de dispensar, não é?

O cheiro

Dizem que um cheiro especial a gente nunca esquece. Na verdade, o olfato é o sentido mais marcante nos humanos. Use seu melhor perfume, leve seu par para um hotel que valorize os detalhes. Que tal rosas sobre a cama?

Visão

Por isso sair de casa é vital para os namorados! É precioso ver as lindas paisagens, natureza, lagos, cachoeiras tudo a vida nos oferece ao lado de alguém especial. Faça uma programação especial em Brotas Capital da Aventura.

Audição

Neste dia é a oportunidade perfeita para dizer a pessoa amada o quanto é especial. Ouvir também vai ser bom. Além disso, tem oportunidades por aí para os amantes de música boa ao vivo.

Neste mês dos namorados surpreenda seu par com diferentes experiências para ficar guardado de vez na memória e no coração.

Fonte: https://super.abril.com.br/historia/de-onde-vem-a-tradicao-do-dia-dos-namorados/

Leia mais Dicas para Sua Empresa

LEIA TAMBÉM

NAVEGUE POR TODA NOSSA ESTRUTURA