Os eventos corporativos sempre foram importantes. Mas hoje em dia eles estão em maior evidência. Isso porque, nunca antes as empresas estiveram tão preocupadas com uma peça chave na organização: o relacionamento com seus públicos. Será que a sua empresa está precisando reforçar os relacionamentos?

Avalie bem, como anda a comunicação com seus colaboradores, fornecedores, mídia, clientes e outros. Se você acredita que precisa melhorar, diferentes tipos de eventos corporativos podem proporcionar a estratégia certa para o seu negócio.

Não se trata de qualquer ação, claro, antes de qualquer decisão entenda bem por que investir em um evento corporativo. Depois de compreender o que está envolvido nesta proposta, é hora de definir qual o tipo de evento mais adequado ao seu objetivo. Realizar um evento pode ser desafiador principalmente se você não tem muita experiência, mas acredite, ao final sentirá uma realização imensa pois ver seus convidados felizes com a ocasião e os problemas da sua empresa resolvidos, bom isso é muito gratificante, concorda?

Então, vamos arregaçar as mangas! São tantas opções e tipos de eventos que precisamos conhecer cada um deles, antes de decidir qual será o formato do seu evento.

Para facilitar ainda mais, separamos de acordo com o tipo de público com base no que as empresas estão atuando

Conferência

Evento formal para exposição de um tema por especialista na área. Geralmente, para este tipo de evento convida-se diversos públicos com o mesmo interesse: imprensa, executivos, líderes políticos, entre outros.

Congresso

É um conjunto de várias atividades: palestras, debates, seminários, simpósios, conferências. Esse tipo de evento costuma ter um tema central, porém é apresentado de várias formas diferentes. Congressos são ideais quando se tem uma informação muito importante, que precisa ser bem aprofundado.

 

Convenção

A convenção é ideal para quem quer interagir com profissionais da mesma área, só que de empresas ou filiais diferentes. Os temas podem variar, desde lançamento de produtos até comemorações.

Seminário

É um evento educativo. Define um assunto específico, mas permite a participação dos presentes. O Seminário, muitas vezes deseja desenvolver habilidades aos participantes, por isso, pode ou não incluir dinâmicas de grupo e rodas de discução.

Mesa redonda

Muito utilizada em eventos acadêmicos e o objetivo da mesa redonda é expor e debater diferentes pontos de vista sobre um tema de interesse público. Assuntos relacionados a política, religião, moral e ética são bem explorados neste tipo de evento.

Premiações ou homenagens

Muito utilizado para homenagear diretores, clientes antigos da organização, dirigentes de empresas parceiras. Esse evento contribui muito para o fortalecimento das relações interpessoais e profissionais.

Lançamento de Produtos

Pensado especialmente para a divulgação de um novo produto ou serviço da empresa. Um lançamento é uma data festiva, e ferramenta de marketing para a instituição. É fundamental para este tipo de evento, convidar pessoas chave para disseminação da informação, como por exemplo, a imprensa.

Palestra

Uma exposição feita por um especialista no assunto. Costuma ter a duração de 50 minutos no máximo e pode ao final, contar com a participação da assistência por meio de perguntas.

Talk-show

Esse tipo de evento é inovador entre as empresas. Seu objetivo é discutir de forma prática assuntos da atualidade focando na resolução de problemas e conflitos. Muito utilizado para o ramo de tecnologia e gestão de pessoas, assuntos de constantes evoluções e que impactam diretamente as organizações. Para diferentes tipos de eventos corporativos, como esse, você deve convidar pessoas bem atualizadas e experts no tema.

Workshops e oficina

Workshop significa laboratório ou oficina de trabalho. É uma reunião de pequeno grupo de pessoas com interesses ou problemas comuns. O objetivo deste evento é justamente melhorar a habilidade ou eficiência ao resolver processos complicados. Esse tipo de evento permite erros e acertos a ideia é realmente treinar os participantes para situações desafiantes.

 

Existem workshops de apresentação prática onde apenas alguns testam suas habilidades enquanto outros observam atentamente e aprendem. É muito comum em áreas da beleza e educação.

Confraternização

É festa ou não é? Podemos dizer que a confraternização é uma festa organizada, que tem por objetivo não apenas a diversão, mas principalmente a motivação de sua equipe. Descontrair sem perder o foco. Muito indicada para festas de final de anos com o público interno das organizações, comemorar o desempenho no ano que finaliza e marca a passagem para o recomeço.

Gincanas

Muito indicada para eventos em grupos. As gincanas, são na verdade, um complemento de um evento. Seja uma reunião empresarial ou um grande evento, essa atividade oferece descontração um forte aliado às estratégias da empresa. Tiro ao alvo, arvorismo e canoagem são alguns exemplos de atividades estimulantes que poderá incluir em gincanas.

Embora a gincana seja uma competição, ela pode estimular os limites do ser humano e intensificar a capacidade de motivação, força e resistência.

Treinamentos e cursos

Evento para qualificar ou capacitar sua equipe. Também, pode ser utilizado como estratégia de marketing e publicidade quando se tem interesse em trabalhar com um novo público, sua empresa pode oferecer um treinamento como forma de divulgação dos seus serviços.

Como definir o local desses diferentes tipos de eventos corporativos?

O local que sediará seu evento é muito importante. Tente explorar todas as oportunidades que o local pode oferecer ao seu evento. Se escolher num hotel, por exemplo, você pode organizar um pequeno coquetel no encerramento do evento na área do bar ou na beira da piscina. Inclusive é possível convidar até mesmo os familiares dos participantes. Uma indicação inteligente que recomendamos é o Hotel Recanto Alvorada Eco Resort em Brotas/ SP. O hotel tem toda a infraestrutura ideal para qualquer tipo de evento, e ainda a experiência de anos neste tipo de ação. Além disso, você poderá incluir uma programação diversificada aos convidados, aproveitando a rica natureza que Brotas oferece.

Agora que já conhece os tipos de eventos, poderá escolher o melhor formato para sua empresa. Ensinamos dicas de como realizar um evento de sucesso que vão definitivamente fazer sua empresa ser referência no assunto. Você vai gostar tanto deste tipo de ação que vai procurar desenvolver cada vez mais eventos para o seu negócio.

Leia mais Conheça também as novidades para: Você

LEIA TAMBÉM

NAVEGUE POR TODA NOSSA ESTRUTURA