Uma boa dose de motivação e integração entre as equipes de trabalho da sua empresa pode ser a solução para os problemas de má comunicação, clima ruim e até mesmo dificuldade nos fluxos de trabalho. Se isso acontece na sua empresa, fique tranquilo!  Como um bom líder você sabe que esses problemas acontecem, mas podem ser resolvidos.

A dose de motivação nem sempre é necessária apenas em equipes que estão tendo um desempenho ruim. Equipes de alta performance, com colaboradores extremamente pró-ativos, mega produtivos, e expostas a altas metas, também merecem dias para ficar off da rotina do trabalho para aprender como melhorar mais ainda os seus resultados.

A melhor maneira de fazer isso é sair da rotina e colocar toda a equipe para quebrar a cabeça em um evento corporativo que estimule a integração e desperte a liderança e a motivação interna de cada um.

eventos-corporativos
eventos-corporativos-2

Para garantir o sucesso do seu evento corporativo é preciso estar atento aos cinco principais desafios que são extremamente importantes: o planejamento do evento; a logística; a escolha do local; o treinamento da equipe a garantia de que as pessoas realmente vão se dedicar e se engajar a saírem dali profissionais muito melhores do que quando chegaram.

 

1 – O Planejamento

Sem um bom planejamento não há como realizar um evento inesquecível. Para isso, é importante esclarecer desde o início do projeto o objetivo principal que você deseja atingir com a sua equipe reunida. O evento pode ser:

– Motivacional para times e líderes;

– Com o foco em desenvolvimento de liderança e gestão;

– Para desenvolver a estratégia de atendimento e vendas;

A partir disso, monte os cronogramas, monte a lista de convidados de maneira cuidadosa para não esquecer ninguém, defina quem serão os palestrantes e treinadores, estabeleça responsáveis para cada ação da organização do evento e os prazos para finalizar cada tarefa.

Lembre-se: é fundamental que o seu planejamento tenha alternativas para caso algo não sair como o esperado. Imprevistos acontece e é importante sempre ter um plano B na manga para ser executado. Assim, é possível minimizar problemas que podem surgir durante os treinamentos e palestras com a sua equipe.

2 – A escolha do local

A melhor maneira de ter a sua equipe focada no evento corporativo é saindo da rotina e levando-os para um local completamente diferente. Entre os grandes desafios dos eventos corporativos está encontrar um local ideal para realizar essas atividades. Isso porque o espaço precisa oferecer toda a infraestrutura que você e a sua equipe precisam como quartos para hospedagem, salas de conferência, buffet e é claro, áreas de lazer para os momentos de recreação.

É preciso pensar no custo-benefício e também na otimização de tempo, já que serão realizadas diversas atividades. No Recanto Alvorada Eco Resort, em Brotas, temos experiências em receber equipes de empresas justamente por oferecer toda a facilidade e estrutura de apoio necessária para que tudo saia conforme o planejado.

 

3 – A logística

Um treinamento em um fim de semana pode acabar desmotivando ainda mais os seus colaboradores. Afinal, são nesses dias que as pessoas têm a oportunidade de dedicar um maior tempo para a família. Então sim, será necessário abdicar de alguns dias do trabalho, para que sua equipe foque no desenvolvimento. Afinal, esse treinamento pode trazer muitos resultados para a sua empresa.

Dessa maneira, alugar um ônibus ou micro-ônibus pode facilitar todo o trajeto até Brotas, para o nosso Eco Resort para que toda a equipe tenha mais conforto durante o trajeto sem se preocupar com o trajeto.

4 – Treinamentos em equipe

Os treinamentos podem ter diferentes objetivos, desde contribuir para que o colaborador ter mais autoconhecimento, motivação, como contribuir para desenvolver estratégias que aumentem as vendas e lucratividade das empresas.

Ao definir o objetivo principal do treinamento da sua equipe durante o planejamento, fica mais fácil de definir quais serão os treinamentos e quem serão os responsáveis por cada um deles. O briefing com esse objetivo precisa ser muito claro, para que as pessoas contratadas para o treinamento trabalhem de forma alinhada para cumprir as metas do treinamento com sucesso.

A vantagem de realizar esse evento em Brotas, a Capital da Aventura, é poder incluir atividades radicais para promover a integração da equipe e até o desenvolvimento humano. Torne os esportes de aventura os seus principais aliados para isso. Entre as opções de atividades estão:

  • O rafting: para fortalecer a confiança entre as equipes
  • A tirolesa: para promover a superação e a autoconfiança
  • Canoagem: para melhorar a comunicação entre as pessoas e a importância da ajuda do outro para vencer.

Jogos estratégicos, caminhadas e até mesmo atividades artísticas podem contribuir para o desenvolvimento das equipes. O importante é que cada atividade passe uma lição clara a cada uma dessas pessoas como respeitar diferenças, valorizar a importância do outro, mostrar como o planejamento é fundamental e como eles se desenvolveram ao completar cada um desses desafios.

5 – Engajamento dos colaboradores

Organizar um bom evento é difícil e entre os principais desafios está manter o engajamento das pessoas.

Drible os problemas de agenda

“Ah, mas eu tenho aquele prazo, esses dias no evento podem ser complicados e me atrasar”. Para rebater afirmações como essa, planeje o seu evento com antecedência e foque em uma comunicação que mostre todos os pontos positivos de um evento corporativo fora do escritório. Isso porque, quando as pessoas estão fazendo a imersão em algum assunto, o aprendizado torna-se mais efetivo, já que o foco será total naquelas atividades.

O relacionamento entre Gestor x Líder

É importante também que o primeiro convite seja feito pessoalmente, pelo líder do colaborador, e depois as comunicações e lembretes sejam feitas de forma digital. Esse tipo de comunicação reforça a importância da empresa em valorizar um bom relacionamento entre todos da equipe.

Também é importante que esses eventos promovam a interação entre todos os participantes, todos no mesmo nível sejam gestores ou analistas, para que todos nas conversas tenham insights e definam estratégias juntos. Essa estratégia ajuda a eliminar possíveis barreiras de relacionamento.

É por isso que as atividades corporativas em Eco Resorts se tornam especiais, já que todos podem atrelar o trabalho com uma natureza incrível e muitas aventuras. Oferecer essa oportunidade para o seu funcionário acaba se tornando também uma espécie de reconhecimento. Pois, os convidados vão se sentir privilegiados em terem a possibilidade de aprender mais e até descansar um pouquinho longe do trabalho.

Saiba dosar a seriedade

Quebre o gelo! Como o evento é fora do escritório, saber dosar os momentos de seriedade é fundamental. Mesmo durante as palestras e conferências que tratem de assuntos sérios e estratégicos, use a descontração para despertar em todos a vontade de aprender e expor todas as suas ideias sem medo de participar.

Ofereça um kit de boas vindas

O seu colaborador precisa se sentir especial. Então prepare um kit de boas vindas com uma camiseta do evento, bloquinhos, bonés, camisetas e até protetor solar. Isso vai mostrar a sua preocupação com a participação dele no evento.

Sorteie brindes e kits

Converse com os seus fornecedores e crie parcerias para criar brindes e kits para fazer sorteios. Isso vai deixar as pessoas ainda mais animadas para participar das gincanas e desafios do seu evento corporativo.

Encerre com chave de ouro

Que tal uma confraternização para encerrar esse momento com chave de ouro? Elenque os principais destaques, mostre os melhores momentos em fotos e vídeos e comemore muito com a sua equipe.

Com a ajuda da equipe do Recanto Alvorada Eco Resort, você vai contornar com facilidade todos os principais desafios para o sucesso do seu evento. Esperamos você e o seu time aqui!

Leia mais Conheça também as novidades para: Você

LEIA TAMBÉM

NAVEGUE POR TODA NOSSA ESTRUTURA