fbpx

2019 passou voando e estamos há poucos dias da chegada do Papai Noel. Uma das datas mais importantes do ano, o Natal é sinônimo de família reunida e de celebração do amor. Famílias deixam de lado muitas desavenças, decoram suas casas com luzes, laços e enfeites para o grande dia. Você sabe de onde vem a tradição de comemorar essa data com um grande jantar? E o Papai Noel? Ele mora mesmo no Polo Norte?

A ceia de natal

A ceia de natal está ligada há um hábito que os europeus tinham no passado de abrir as portas da sua casa e celebrar o aniversário de Jesus Cristo e o solstício de inverno com os viajantes e peregrinos que estivessem passando pela cidade.

A história começou em Roma, com as pessoas se divertindo neste grande banquete que só terminava no dia 25. A fatura da ceia do Natal também faz referência à última ceia de Jesus Cristo com os seus discípulos. O hábito foi se espalhando pelo mundo todo e em cada canto, tradições populares e pratos específicos eram adicionados ao cardápio da ceia de Natal.

natal-em-brotas-recanto
natal-em-brotas-recanto

Por exemplo, o peru como prato principal nos Estados Unidos; o bacalhau e a rabanada, em Portugal; e a carne de porco na Alemanha. E é claro, que o Natal não é Natal sem o tradicional panetone, que nasceu na Itália.

Alguns tipos de castanhas também fazem parte deste momento e tem uma simbologia envolvida ao serem acrescentadas a este momento. A tradição que também veio direto de Roma para o Brasil inclui o avelã para evitar a fome, as nozes para representar abundância e prosperidade e as amêndoas para não deixar as pessoas ficarem tão alcoolizadas.

O Natal e o Papai Noel

Figura comum em todos os Natais, a história do Papai Noel também tem muito significado e simbologia por trás dos presentes. De acordo com estudiosos, o bom velhinho é inspirado em um bispo da Turquia que se chamava Nicolau e que costumava deixar saquinhos com moedas perto das chaminés das casas das pessoas mas pobres.

Transformado em Santo e associado a essa época tão mágica do ano, o Papai Noel ganhou o mundo depois de uma propaganda da marca de refrigerantes Coca-Cola por volta de 1931. Hoje, o mito conta que este senhor mora no Polo Norte, junto à Mamãe Noel, suas renas voadoras e duendes ajudantes. Todos juntos trabalham o ano inteiro para na noite de Natal entregar os presentes para as crianças que se comportaram bem durante o ano.

VENHA PARA O MELHOR DA VIDA

Recanto Alvorada Eco Resort | Beach Pool
ATÉ 20% OFF
COMPRE ONLINE
EM ATÉ 10

FÉRIAS DE JANEIRO

  • calendarioVAGAS A PARTIR DE 19/01
  • CriançasCORTESIA PARA UMA CRIANÇA ATÉ 12 ANOS
  • Pagamento parceladoRESERVE DE 27 A 31 E GANHE UMA DIÁRIA GRÁTIS
Recanto Alvorada Eco Resort | Lazer para crianças
20% OFF
EM ATÉ 3

CARNAVAL

  • calendarioPACOTES DE: 21 A 25/02 OU 22 A 26/02
  • Lazer para crianças e adultosLAZER PARA CRIANÇAS E ADULTOS
  • showsSHOWS, CARNALUAL E MINI MICARETA
  • GastronomiaGASTRONOMIA DELICIOSA E ESPECIAL

No Brasil, desde 2001, os correios recebem as cartas do Papai Noel e pessoas podem adotar as histórias, presentes que acharam mais interessante ou de acordo com o valor do que foi solicitado pela criança. A maioria das cartas são enviadas por famílias muito pobres e que não tem condições de comprar algo para os seus filhos. Essa é a chance de fazer o bem nesta data tão especial que é sinônimo de celebração e renascimento.

A comemoração do Natal no Brasil

Além da presença do Papai Noel entregando os presentes para as crianças, o amigo secreto também está entre as principais tradições desta data. Nela, os familiares se reúnem para sortear nomes e trocar presentes. O hábito também é comum entre familiares e colegas de trabalho. Assim, todos têm a oportunidade de ganhar algo especial de alguém que considera importante.

Diferente do hemisfério norte, o Natal no Brasil não é comemorado durante o rígido inverno, mas sim nas altas temperaturas do verão. Por isso, além da deliciosa ceia no dia 24 e um bom almoço no dia 25, o que não pode faltar nessa comemoração são alternativas que aliviam e muito o calor.

É por isso que o Recanto Alvorada Eco Resort, em Brotas, preparou o Natal dos Sonhos para receber os seus hóspedes nesta data tão especial. Para as crianças de 3 a 12 anos serão organizadas gincanas, oficinas de arte, jogos e desafios cooperativos, jogos e brincadeiras na piscina, pescaria no lago e prática de esportes.

Enquanto as crianças se divertem e fazem novos amigos, os adultos podem relaxar à beira da piscina tomando uma deliciosa caipirinha. Mas, além disso há aulas de dança, relaxamento zen, hidroginástica, oficina de capoeira, caminhas tematizadas e esportes.

Os momentos tradicionais do feriado de Natal não foram deixados para trás. Na véspera de Natal vamos comemorar a data com uma noite dançante natalina com música ao vivo e um verdadeiro banquete para a ceia. A chegada do Papai Noel também será inesquecível, ele pode chegar de charrete, de helicóptero, pára quedas, balão ou até de tirolesa e com direito a uma caça ao tesouros com outros personagens para as crianças!

O Recanto Alvorada Eco Resort e Brotas

Brotas, no interior de São Paulo e conhecida como a Capital da Aventura, fica localizada a cerca de 240 quilômetros de São Paulo e a chegada na cidade é por vias tranquilas, sem muito trânsito e com pista dupla. O Recanto Alvorada Eco Resort tem pensão completa, estrutura para pessoas de todas as idades e foi considerado pelos hóspedes no Trip Advisor como um dos melhores hotéis para família do país. Preparado para passar o seu Natal em um lugar especial? Estamos esperando você!

Leia mais Dicas para Sua Empresa

LEIA TAMBÉM

NAVEGUE POR TODA NOSSA ESTRUTURA