fbpx

Chegou a hora de você repensar a sua estratégia de treinamento e desenvolvimento da sua empresa para este ano

Se você ainda vê os treinamentos como um custo ao invés de um investimento, e como algo necessário apenas para gestores, e não apenas para todos os colaboradores, precisa rever rapidamente seus conceitos. O objetivo dos treinamentos vai além de alinhar o posicionamento da equipe às culturas da empresa. Ele é necessário para desenvolver habilidades fundamentais para a rotina do trabalho e traz muitos benefícios. Você sabe quais são essas vantagens? Dentro da sua empresa você pode contar com multiplicadores para otimizar a gestão da equipe e trazer mais resultados?

eventos-corporativos-recanto-alvorada-eco-resort-2
eventos-corporativos-recanto-alvorada-eco-resort-3

A falta de incentivo nas companhias pode ser um dos principais problemas na sua empresa que podem ser evitados, como por exemplo a perda de grandes talentos nas áreas de principal foco do negócio, o baixo engajamento do time e até mesmo um clima organizacional ruim que atrapalha a rotina.

Nos tempos atuais, em que a crise tem afetado a maioria dos negócios, é necessário criar alternativas para que o seu negócio continue rentável e bem posicionado no mercado. Assim, os treinamentos contribuem de forma extremamente ativa para que as empresas não percam os seus espaços para potenciais concorrentes continuando em destaque em seu meio de atuação. Afinal, o sucesso de qualquer empresa é completamente relacionado com o bom trabalho e desempenho dos seus colaboradores.

Neste post você vai aprender sobre as vantagens dos treinamentos para as empresas, os benefícios para os colaboradores e onde realizá-los.

A VANTAGEM DOS TREINAMENTOS PARA AS EMPRESAS

Os treinamentos são a melhor maneira de relembrar os colaboradores da missão, visão e valores do negócio em que ele atua. Quando um treinamento está alinhado a essa filosofia, fica mais fácil do time ter um entendimento sobre as metas. Isso contribui também para que o trabalho seja feito com mais foco e assertividade.

Esse tipo de ação interna, garante a atualização dos funcionários, independente da área em que eles atuam. Para essas ações, a área de Recursos Humanos deve atuar como uma ponte entre os setores, para atingir os objetivos de cada curso e também mostrando os valores pós aula de forma prática para os gestores.

Quando você treina o seu funcionário, está contribuindo também para a redução de custos. Com o investimento em horas de desenvolvimento das pessoas, no momento de colocar a mão na massa, menos erros serão cometidos. O trabalho será feito em menos tempo e com mais agilidade no dia a dia, o funcionário alcança as suas metas diárias e evita até horas extras.

O benefício da redução de custo também está ligado diretamente ao engajamento e produtividade da marca. Com a quantidade de erros reduzidos e trabalhando com mais facilidade, a pessoa tende a ficar mais feliz. Treinada e trazendo mais resultados, a empresa diminui também a rotatividade de pessoas no ambiente. Isso implica em menores custos nas rescisões de contratos e também dinheiro economizado em tempo em buscar e capacitar uma nova pessoa para a atividade.

Quando o ambiente de trabalho está mais agradável, menos picuinha também acontece. Com isso, o entrosamento do time melhora, o senso de empatia entre as pessoas fica maior e o trabalho em equipe flui com mais facilidade.

OS BENEFÍCIOS DOS TREINAMENTOS PARA OS COLABORADORES

Alguns colaboradores veem os treinamentos como perda de tempo. Mas, eles podem mudar essa visão, se em sua estratégia você deixar claro quais são os benefícios de participar deste tipo de ação.

Treinamentos com palestrantes ou profissionais renomados da área podem ser vistos como uma grande maneira de reconhecimento. Principalmente se após esses cursos, os colaboradores que mais se destacarem forem vistos como potenciais multiplicadores para outros funcionários que não participaram do treinamento naquela data. Os treinamentos, workshops e cursos internos também contribuem para melhorar o senso de liderança das pessoas.

Com isso, a equipe de recrutamento da empresa ganha tempo ao não precisar abrir recrutamentos externos em busca de novos líderes e gestores para a área. Uma promoção interna será mais fácil para reconhecer a pessoa de destaque do time, ajudá-la a atingir seus objetivos profissionais de carreira e ter como gestor uma pessoa de confiança, que já conhece do negócio e tem entrosamento com os outros colaboradores da área.

Mostre sempre que os treinamentos são uma potencial oportunidade para os dois lados.

O QUE NÃO PODE FALTAR EM SEU TREINAMENTO

Antes de começar a planejar o seu próximo treinamento, é importante ter em mente o pefil de cada colaborador, saber quais são as suas expectativas com a empresa e até seu desenvolvimento profissional dentro dela. Este mapeamento contribui para ter ainda mais assertividade como resultado. Essa tática, vai te ajudar também a trazer o colaborador para mais perto. Mostrando que a empresa se preocupa em compartilhar e até expandir seus conhecimentos relacionados a sua área.

Nem sempre o seu investimento precisará ser milionário. Hoje em dia existem uma série de treinamentos online, com um custo menor e ótimos profissionais que podem trazer mais resultados para a sua empresa. Implementar novas tecnologias nesses treinamentos também é uma forma de sair do mais do mesmo e também atingindo aqueles colaboradores que já estão dentro de novas práticas de trabalho como home office.

Promover treinamentos práticos, aqueles que as pessoas já vão aplicar assim que saírem da sala, é uma maneira de estimular o colaborador e também contribuir para que os processos sejam mais ágeis em sua rotina, diminuindo os erros na hora de atuação. Geralmente, essa prática também contribui para que o time identifique seus pontos fracos e possíveis melhorias de maneira mais fácil.

ONDE REALIZAR UM BOM TREINAMENTO PARA A SUA EMPRESA

Muitas empresas não tem o local adequado para realizar treinamentos de equipes. Mas, este não é um grande problema, já que quando os cursos e workshops são realizados em um ambiente externo, os funcionários tendem a ter mais engajamento e mais produtividade no dia atípico de sua rotina de trabalho.

No Recanto Alvorada Eco Resort, além de um ginásio que é possível adaptar para palestras e eventos focados em times maiores, é possível também realizar treinamentos menores e mais focados em uma de nossas quatro salas disponíveis. A facilidade de realizar o seu evento em um Hotel é poder contar com uma excelente estrutura de apoio para os seus funcionários.

Hoje, além das opções de coffee break, welcome coffee, almoço e jantar tradicionais, você também pode inovar no evento da sua equipe e fazer um luau ou banquete temático de algum país e até um churrasco na beira de nossa piscina para comemorar o engajamento de todos nos dias de treinamento.

Como Brotas é a Capital da Aventura, que tal aproveitar para incluir no seu evento algumas atividades recreativas que vão estimular o trabalho em equipe e até a superação de desafios? Aqui no Recanto Alvorada, é possível também estimular a participação dos colaboradores em esportes aquáticos, arco e flecha, golfe, futebol, caiaque e até se jogar sem medo em nossa tirolesa.

Quer conhecer mais todas as oportunidades que o Recanto Alvorada Eco Resort oferece para o treinamento da sua equipe? Entre em contato com a nossa equipe de atendimento e agende a sua data!

Leia mais Dicas para Você

LEIA TAMBÉM

NAVEGUE POR TODA NOSSA ESTRUTURA